Prêmio Alan Turing

Computer inventor WW2 hero Alan Turing persecuted for being gay Algum leitor já ouviu falar no prêmio Alan Turing, da Association for Computing Machinery, nãooooooo ?

Então vamos saber mais sobre esse prêmio ele é concedido pela associação há 40 anos, a honraria premia anualmente pesquisadores que apresentam “contribuições significativas para a comunidade de computação”. Desde 1969.

No meio acadêmico, o prêmio Alan Turing é considerado algo como o “prêmio Nobel da computação”.

A Association for Computing Machinery dá o nome de Alan Turing a seu principal prêmio em homenagem ao matemático britânico homônimo, considerado um dos pioneiros no desenvolvimento da computação no mundo.

Mas agora conhecer a história, de  Alan Turing 🙂
Alan Mathison Turing (Londres, 23 de Junho de 1912 – 7 de Junho de 1954) foi um matemático britânico. Filho de um oficial, logo cedo se interessou pela ciência. A maior parte de seu trabalho foi desenvolvido na área de espionagem, e por isso somente em 1975 veio a ser considerado um grande nome na história da computação.

Consagração

Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias. A máquina teórica de Turing pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números. Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA).

Devido a todos esses feitos, Alan Turing é tido como o pai da ciência da computação.

Colossus

800px-Enigma-plugboard-horzFoto :)Máquina Enigma com três rotores, teclado, luzes e conexões para câmbio de codificação

alan_turing3 Em 1943, sob sua liderança foi projetado o Colossus, computador inglês que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial. Utilizava símbolos perfurados em fitas de papel que processava a uma velocidade de 25.000 caracteres por segundo. O Colossus tinha a missão de quebrar códigos alemães ultra-secretos produzidos por um tipo de máquina de codificação chamada Enigma. Os códigos mudavam frequentemente, obrigando a que o projeto do Colossus devesse tornar a decifração bastante rápida. Turing foi depois até os EUA para um projeto de transmissão de dados transatlânticos de forma segura.

O lado ruim da história ….

Como homossexual declarado, no início dos anos 50 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por “vícios impróprios” e condenado a terapias à base de estrogênio, um hormônio (hormona) feminino o que, de fato, equivalia a castração química e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios. Deprimido, em 7 de Junho de 1954, com apenas 41 anos, faleceu após ter comido uma maçã envenenada. A sua morte foi oficialmente considerada como suicídio.
Fonte : Wikipédia

imagesssm.dll Triste né o fim dele, gente estou na área de TI há anos, e posso garantir que poucas pessoas sabe da existência dele, mas acho que ele deveria ser referenciado na comunidade LGBT, também . Ganhei o livro ( O Homem que sabia demais ) sobre ele na segunda feira, terminei de ler ontem, não desgrudei do livro . Há varias especulações sobre o assunto mas a que mais me chamou a atenção foi que curiosamente o símbolo da Apple ser uma maça mordia !?!??!
O Homem que Sabia Demais – Alan Turing e a Invenção do Computador
O livro ressalta não só os sucessos da inteligência de Turing, mas também as desventuras que o levaram ao suicídio. Homossexual numa Inglaterra conservadora, em 1952, foi preso por “indecência” e prática de “vícios impróprios”. Humilhado, foi obrigado a se submeter à psicoanálise e tratamentos hormonais que poderiam “cura-lo” à base de estrogênio, viu seus seios crescer e mergulhou em profunda depressão.

15-applecolorida-horz

O resultado não poderia ser outro: suicídio ao comer uma maçã envenenada com cianureto de potássio. O fato dessa fruta mordida ser o símbolo da Apple é vista como uma homenagem a Turing, embora a empresa não confirme essa versão, dizendo que se trata apenas de uma homenagem a Newton.

Escrito por David Leavitt, professor de redação criativa na Universidade da Flórida, EUA, o livro consegue traçar o panorama de um dos homens mais geniais da primeira metade do século 20, infelizmente castrado por uma sociedade que não conseguia conviver com pessoas diferentes sem elimina-las.
fonte : uol

13 comentários sobre “Prêmio Alan Turing

  1. Olá Mariposo-L!Acabei descobrindo duas novas curiosidades:1- Num sabia q o Alan Turing era homossexual2- Acabei descobrindo um colega de profissão heheheheAproveitando tb pra agradecer o selinho! (apesar de ainda não saber pra quem repassar, mas uma hora eu passo hehehehe)Bjão e t+

  2. Cara, que triste! O que fizeram com esse cara foi uma maldade sem tamanho.E gostei muito da ideia de o prêmio levar o nome dele em sua homenagem. Então, eu quero ler esse livro. O simbolizinho da maça mesmo.. é suspeito. : BSinto muito pelo seu ex-parceiro que morreu de AIDS. Beijos e beijos.

  3. Meu Deus!! Estou completamente revoltada com a história trágica dele…Não sabia que na Inglaterra dos anos 50 as pessoas poderiam ser presas por serem homossexuais e mais ainda serem obrigadas a fazerem tratamento…A Inglaterra não era democrática? Onde fica a liberdade individual das pessoas/ E tem outra coisa, eu acredito que ele deve ser reverenciado não só pelo movimento GLS,mas na sociedade em geral e principalmente na Inglaterra…Sei que não mudaria o que já passou mas fazer conhecido seus feitos é uma forma de repação…Amei o texto…vou ler este livro…E vou postar o selo,viu?ObrigadaaaaE para onde vc vai se mudar?Cuiabacity? Bjussssssssssssssss

  4. Ele que é o pai da Ciencia da Computacao? GrrrrrsEu realmente nao sabia dele, alias, nunca tinha ouvido falar… sera o fato dele ser gay ter sido tirado dos anais da historia?Twittei seu post, achei bem interessante.

  5. Muito bom o post, eu não fazia idéia de que Alan Turing tinha sido perseguido dessa maneira. E morrer com uma maçã envenenada… Não sei se acho glamuroso ou trágico demais… Enfim, boa semana :-). Bjos.

  6. Muito interessante a sua história, eu estava justamente lendo uma matéria sobre a Aplle ser uma empresa para gays, agora isso está se confirmando. Agora, engraçado como antigamente existia tantos gays geniais e importantes, parece que hoje eles estão desaparecendo.Abraços, gostei do seu blog…..

  7. "O resultado não poderia ser outro: suicídio ao comer uma maçã envenenada com cianureto de potássio…."É assim mesmo que se prepara KKKKKKKKKKKKKKK, mas ele mordeu… mas aqui meu querido, só morde quem quer, a não ser que se faça papinha e coloque na boca KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Que Deus o tenha… amo os pcs da apple 9Meu sonho de consumo). Bjinhos da Madrasta!

  8. Amigos fiquei um pouco deprimido ao ler esse livro, e um pouco chateado por ele não ter o lugar merecido na historia do planete. Pensem comigo, foi graças a ele que Inglaterra pode "vencer" o alemães na segunda guerra, já pensaram o que poderia ter acontecido sem o "invento" dele …. Enfim ele foi um herói, uma pena não ser MUITO RECONHECIDO :)bjão a todos

Obrigado volte sempre :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s