Papo cabeça ???

6a00e54f0a235a8834010536e145f4970b-500wi Olá amigos leitores, que sumiço né ?
Eu já estava com saudade de vocês 🙂 Mas vocês não imaginam como trabalhei esses dias. Como falei todo mundo resolveu tirar o atraso, e eu  por tabela. Ouve uma época que eu adorava trabalhar, hoje em dia penso diferente, se trabalhar fosse bom ninguém pagava. Mas deixa eu lagar de papo furado que quero por o blog em dia, fiquei contente de vocês terem gostado do novo layout, bem clean, igual eu 🙂
Não entendo niente de psicologia, alias só entendo de bytes precisamente 0 e 1 e suas intermináveis combinações, mas achei esse lance de psicologia e queria compartilhar com vocês, acho bem melhor do que falar de combinações de 0 e 1 .
Vocês sabiam que existe “tipos psicológicos”, e o melhor fiz essa analise e bateu tudo comigo 🙂
Para o texto não ficar muito chato e extenso ( porque ninguém merece ), de todos os tipos abordados vou colocar apenas os que bateram comigo, caso vocês se interessem em saber o seu é só dar visitada na pagina que tem mais explicações e até um teste para ser feito.
Há, depois conta se deu certo para você 🙂

Uma breve história dos Tipos Psicológicos…
Em 1927, Carl Jung lança um de seus livros, “Tipos Psicológicos”, onde ele categoriza seus pacientes, e em conseqüência os seres humanos, em 3 critérios, que poderiam assumir duas posições opostas, criando oito tipos de personalidade diferentes. Ele não aprofunda muito seus estudos, pois seus métodos, apesar de ter conclusões fantásticas, eram talvez um pouco esotérico demais.
Mariposo-L, comenta, ai tem uma matemática estranha, observem são 3 critérios, 2 posições opostas, 8 tipos de personalidades …. então deveria ser 4 critérios ou apenas 6 tipos de personalidades  !?!??!?!?!?

Na década de 50, duas moças, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, que eram diretoras de uma fábrica nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial, e tiveram contratar várias mulheres, no lugar dos homens que saíram para o front. Elas começaram a observar grandes diferenças de comportamento entre eles, e conheciam o trabalho de Jung, então pensaram um desenvolver um indicador (teste não, pois não eram psicólogas, nem psicometristas) que pudesse captar os tipos psicológicos nas pessoas, para que se pudesse encaixa-las dentro dos diferentes tipos psicológicos, para entender suas expectativas, comportamento, entre outras características descritas por Jung.

Estudando um pouco mais da teoria, e aplicando na prática, elas identificaram que havia mais um fator em jogo, que alterava então toda a estrutura dos outros três. Deu-se então em 16 tipos, organizados pelos critérios: Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção. O interessante é perceber que as palavras assumem características diferentes do que é usado normalmente (exemplo: extroversão). Elas então criaram o indicador e chamaram-no de Myers Briggs Type Indicator, que é como ele é conhecido hoje em dia.
Mariposo-L, comenta : a matemática estranha novamente .

Segue uma explicação breve das dimensões e características dos tipos:
Mariposo-L, comenta mantive apenas os itens que apareceram para o meu teste ou seja ESTJ 🙂

A primeira dimensão do tipo de personalidade diz respeito a como interagimos com o mundo e, principalmente, onde obtemos e onde dirigimos a nossa energia.
Extrovertidos (E)
São energizados quando interagem com outras pessoas
Gostam de concentrar sua energia no mundo externo das coisas e pessoas
Sensoriais (S)
Normalmente prestam mais atenção a fatos e detalhes
São pessoas mais realistas e práticas
A terceira dimensão do tipo se relaciona com a maneira como tomamos decisões e chegamos às conclusões. Todos nós apresentamos uma preferência natural inata por tomar decisões baseadas na lógica ou em nossos sentimentos e valores pessoais.
Pensadores (T)
Tomam as decisões mais objetivamente, pesando os prós e contras
Valorizam a lógica e a justiça; um padrão para todos
Julgadores (J)
São mais felizes depois que as decisões foram tomadas
Tendem a tomar as decisões rápida e facilmente
Existem mais características observáveis em cada um dos critérios, mas acho que estas podem dar uma boa idéia do que cada critério mede. Então, conjugando essas quatro dualidades (como tenho chamado por oporem dois conceitos diferentes), obtém-se 16 diferentes tipos psicológicos, que podem ser agrupados como subgrupos usando diferentes critérios, com diferentes aplicações.

principal

Na década de 70, David Keirsey, psicólogo americano, lançou um livro com um nome não muito pretensioso, pelo menos para os acadêmicos: “Please Understand Me”. Neste livro, ele criou um desses subgrupos que citei acima, que ele veio chamar de Temperamentos. Estes Temperamentos que deram ao Inspiira.org seu maior insight, e o objeto de sua missão, de todas as aplicações e implicações de se compreender estes padrões de comportamento desta maneira. O modelo utilizado para os 4 temperamentos (contendo 4 tipos cada um), já havia sido usado no campo da filosofia, desde Galeno, e os gregos antigos, alguns até um pouco conhecidos, como Platão e Aristóteles.
SPs desejam estar onde está a ação; eles procuram aventura e anseiam por prazer e estimulação. Marvin Zuckerman, um psicólogo americano, definiu esse tipo como “a personalidade que busca sensação”. Os SPs acreditam que a variedade é o tempero da vida, e que fazer coisas que não são divertidas ou excitantes é uma perda de tempo.
SJ: Sensorial Julgador (chamados Guardiões) – Tipos: ISFJ, ESFJ, ISTJ, ESTJ
Em resumo, os guardiões são os pilares da sociedade, e as pessoas que querem manter tudo como está sendo feito, os tradicionais.
Fonte : Inspiira Org

O meu teste ( para quem tiver saco de ler ), e se lerem irão perceber como eu sou o máximo 🙂 , mas não adianta dar em cima pois estou bem casado 🙂

ESTJ
Você vive num mundo de fatos e de necessidades concretas. Sua cabeça está no presente, com sua mente analisando constantemente seu ambiente pessoal para garantir que tudo esteja funcionando bem e de uma maneira sistemática. Você honra as tradições e as leis, e tem uma clara noção de suas normas e crenças. O negócio é que você espera o mesmo dos outros, e acaba não tendo paciência nem compreendendo as pessoas que não valorizam esses seus sistemas. Valorizando competência e eficiência, você gosta de ver resultados rápidos para seus esforços.
Você é uma pessoa que gosta muito de assumir o comando das coisas, e é muito bom nisso. Com uma visão tão clara da maneira como as coisas deveriam funcionar, você assume cargos de liderança com naturalidade, usando de toda a sua autoconfiança e agressividade. Assim, você é uma pessoa extremamente talentosa em desenvolver sistemas e planos de ação, e capaz de ver que passos são necessários para se cumprir uma tarefa. Você também pode ser muito rígido e crítico com as pessoas, pois possui valores tão fortes, acarretando numa tendência a se expressar sem reservas (sem “papas na língua”) se você vir que alguém não está se comportando ou produzindo à altura dos seus critérios. O lado bom disso é que pelo menos suas críticas são fáceis de entender, pois você vai direto ao assunto, fazendo comentários sempre muito honestos.
É importante ressaltar aqui que pessoas como você são os típicos cidadãos-modelo, os pilares da comunidade, pois você encara seus compromissos com seriedade, seguindo suas próprias normas de cidadania com rigor. Ao mesmo tempo, você é uma pessoa que tem prazer em lidar com outros e em se divertir, podendo ser bastante animada e divertida em eventos sociais—especialmente em atividades voltadas à família, à comunidade, ou ao trabalho.
Gostaríamos de avisar que você também precisa tomar um pouquinho de cuidado com sua tendência a ser rígido (duro) demais com as pessoas, e a ser detalhista ao extremo quando você está focado em algo. Como você põe tanto peso em suas próprias opiniões e crenças, é importante que você aprenda a valorizar mais as maneiras com que outras pessoas vêem essas coisas—você pode acabar aprendendo algo novo. E se você não der atenção ao seu lado sentimental, você pode também ter dificuldades, como a de não conseguir preencher as necessidades de intimidade das pessoas à sua volta, e, sem querer, acabar por magoá-las, fazendo com que se distanciem se você insistir em aplicar uma razão lógica a situações que reclamam a existência de uma sensibilidade emocional maior.
Vamos falar de estresse agora: quando abatido por uma situação estressante, você acaba freqüentemente se sentindo isolado das outras pessoas; sente-se como se você não fosse compreendido e valorizado o suficiente; como se as pessoas vissem seus esforços como nada mais que sua obrigação. Apesar de que normalmente você é bastante falante e não tem problemas para se expressar, sob estresse você pode ter dificuldades em transformar seus sentimentos em palavras, e, assim, em comunica-los às outras pessoas.
Valorizando segurança e ordem social acima de tudo, você se sente obrigado a fazer tudo o que puder para melhorar e promover esses fatores: você corta sua própria grama, vota, participa das reuniões de escola do seu filho e da associação do bairro, e geralmente faz o que puder para promover a segurança pessoal e social sua e de sua família.
Como você também é uma pessoa muito esforçada, geralmente faz tudo o que acha que deve ser feito no seu trabalho, casamento e comunidade, gastando uma boa quantidade de energia nisso. Você é uma pessoa consciente, prática, realista, e confiável. Mas cuidado: ao mesmo tempo que você é muito responsável no cumprimento dos seus deveres para atingir e para defender suas metas e causas, você pode acabar tendo dificuldade de conseguir reconhecer ou valorizar a importância de qualquer meta que esteja além das que você já estabeleceu como práticas. Tente manter a mente um
pouco mais aberta para reconhecer a importância prática dessas tarefas, e mais cedo ou mais tarde você acabará se surpreendendo pelo aumento de clareza e de segurança que isso trará para sua vida.

Se você gostou é só ir no site Inspiira, preencher um cadastro e descobrir seu tipo 🙂

footer-logo

Hãaaa, um vale brinde para quem consegui chegar até aqui 🙂

696531_not_fot

8 comentários sobre “Papo cabeça ???

  1. Jesus toma conta do doido … se cada vez que vc se afastar voltar assim, após o 3º afastamento vc estará postando lá do manicômio judiciário de Tremembé …. [kkkk existe isto? eim?]. Mas enfim, este perfil postado aí não é seu … sou eu … como ousa ser meu cover? eim? eim? Que temos muito em comum eu já sabia [principalmente no que concerne às maluquices e esquisitices], mas daí ser meu reflexo no espelho já é demais nOn eh?Bem, deixa pra lá … adorei a aula … some mais uns 5 dias e volta tá? mas trás de presente um pote de compota de figos … adooooro e estou com desejo … será que ….?????bjux querido [aos dois] 😉

  2. to vendo q tem muito trabalho neh?!?!? ahuahauahanossa, c quer casar comigo? q nossos respectivos não leiam…rsadorei o layout novo, isso me lembra que preciso fazer o mesmo pro meu. Talvez voltar pro meu primeiro? Ahhh sei lah.bjs

  3. A minha melhor amiga faz psicologia na Federal daqui da Bahia, já discutimos sobre esses assuntos, eal tenta me explicar e eu tento entender. Ela se diz junguiana até. E ela sempre diz que a pessoa nunca dev se auto-analisar, viu? rsAhh, amei o novo layout do blog, tá lindo!

  4. Eu acho que tenho um pouco de extrovertido, sensorial,pensador, julgador…Variedade é o tempero da vida…dorei isso…rsPuts, isso é muito EU…eu faço as coisas por livre e espontanea vontade. mas não cobro.Eu espero que as pessoas façam também por livre e espontanea vontade….eles não fazem…e eu fico chateado…pq espero o mesmo dos outros e sempre quebro a cara..bjs

  5. Hummm, não sei se quero descobrir, hahahahha, e vai que eu descubro e caio mortinha da silva com o susto? Rsrsrsrs…É, Mariposo também é cultura! Adorei o suuuuuperpost!Beijos congelantes, pois aqui esfriou de novo.

Obrigado volte sempre :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s