Um cardápio Árabe !

 

bannerarabia Queridos, finalizando a Surruba no Oriente Express, estou irado, pois recebi o seguinte comentário “ finalidade do blog. Ele procura levar ao conhecimento dos leitores, principalmente as mulheres a vida dos famosos. “, isso me irritou, não tem coisa pior do que não entender algo e o pior tentar explicar o que não entendeu, quando dava aula, e alguém me perguntava algo que não sabia preferia sair com clássica “ vou pesquisar depois nos falamos “,  é muito mais polido e bonito e o melhor não passa o atestado de quadrupede .. bom C’est la vie, fazer o que fazer ….

53_dicasPronto passou a raiva, voltando ao blogue, gostaria mesmo é de estar com todos vocês fazendo a confraternização em um local árabe , algo como uma tenda em um deserto .. mas não podemos .
Então para encerrar vai um cardápio para um jantar com temática árabe feito por mim 🙂
Detalhe para beber eu serviria Arak , mas como não gosto de bebida doce , caso goste fica a dica. Espero que tenham gostado, para finalizar o mundo Árabe é como qualquer outra parte do mundo, a mídia mostra atrocidades cometidas no dia, mas esquecendo isso, é exótico, diferente, como um conto das mil e uma noite, lembrando que talvez eles pensem o mesmo de nós , atrocidades não faltam  no Brasil . 
Homus
fonte : Tudo Gostoso

homus2 Ingredientes:1 kg de grão de bico
4 colheres (sopa) de molho de tahine
2 dentes de alho amassados
Suco de limão a gosto
Azeite o quanto baste
Sal a gosto

Modo de Fazer:
Deixar o grão de bico de molho de um dia para outro
No dia seguinte trocar a água e colocar para cozinhar em pressão, ou não, até ficar macio, Passar no liquidificador com um pouco da água do cozimento, não deve ficar um creme mole .
Reserve
Desmanche o molho tahine com o limão, misture o sal e o alho amassado
Bata com um garfo até ficar um mingau, se precisar acrescente um pouco de água , Misture o azeite, Junte com o creme de grão de bico misturando bem Prove o sal e o limão , Regue com mais um pouco de azeite e enfeite com folhas de hortelã ou salsinha picada , Sirva com pão sírio, italiano ou torradas

Tabule
Fonte : Wikipédia

tabule Tabule é um prato libanês de salada, freqüentemente degustado como um aperitivo.
É basicamente feito de triguilho (trigo para quibe), tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e vários temperos.
No Líbano, onde surgiu, é consumido por cima de folhas de alface. É bastante popular principalmente no Brasil e na República Dominicana (onde é conhecido como tipili, devido à presença de imigrantes mediterrâneos)

Mjadra
Fonte : CyberCook

mjadra Ingredientes:
– 1 xícara(s) (chá) de lentilha
– 1 litro(s) de água
– 1 xícara(s) (chá) de azeite
– 3 unidade(s) de cebola fatiada(s)
– 1 xícara(s) (chá) de arroz
– 1 colher(es) (chá) de sal
– 1 colher(es) (café) de canela-da-china em pó
– quanto baste de pimenta-do-reino branca
– quanto baste de noz-moscada
– 1 unidade(s) de limão cortado em 4 (sentido do comprimento)

Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela grande e acrescente as lentilhas, deixe até levantar fervura em fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até que as lentilhas estejam macias enquanto cozinham.
Coloque o azeite em uma frigideira e frite as fatias de cebola mexendo regularmente para que fiquem bem douradas.
Escorra as lentilhas do líquido para medi-lo, deve restar 1 1/2 xícara do líquido,se necessário complete com água. Volte as lentilhas para a panela e acrescente o líquido reservado, 2/3 das cebolas refogadas, sal, pimenta-do-reino branca, canela em pó, noz-moscada e o arroz lavado. Leve novamente ao fogo e cozinhe até que o arroz esteja macio cerca de 20 minutos.
Coloque em uma travessa e cubra com o restante das cebolas e sirva acompanhado com gomos de limão.

Kibe Assado
Fonte : CyberCook

kibe assado – 500 g de carne moída (patinho ou coxão mole bem limpo)
– 250 g de trigo para kibe
– 1 cebola grande ou 2 pequenas raladas
– Folhas de 1 maço de hortelã bem picadinhas
– 5 dentes de alho bem picadinhos
– sal à gosto
– pimenta síria a gosto
– 3 colheres cheias de margarina
Recheio
– 4 cebolas grandes cortadas em rodelas, que vão ser
fritas no azeite até ficar bem douradinhas.

Modo de preparo
Lavar o trigo para kibe e deixá-lo de molho na água por no mínimo 2 horas.
Depois disso coloque o trigo em outra vasilha maior, espremendo-o não muito ( deixe-o bem  úmido).
Junte a carne moída, a cebola, o alho, a hortelã, o sal, a pimenta síria.
Agora trabalhe, ou amasse bem essa mistura, pois dizem os libaneses, que o grande segredo do kibe é trabalhar bem essa massa, para que o kibe fique mais gostoso e dê certo.
Experimente para ver o sal e a pimenta que são temperos importantes.
Junte a margarina e amasse mais um pouco.
Coloque metade dessa mistura de kibe numa forma média que vá ao forno, espalhe o recheio de cebola com o azeite, cubra com o restante do kibe.
Por cima coloque uns pedacinhos de margarina bem distribuídos.
Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno para assar em fogo médio por uma hora. Não tire o papel alumínio, para que o kibe não resseque.

Arak

massay_arak Arak é uma bebida alcoólica de origem árabe, destilada da tâmara ou uva, aromatizada com anis dentre outras especiarias.
Deve ser bebido diluído em água ou servido puro com gelo (on the rocks), quando adquire aspecto leitoso, é conhecido como “Leite de Camelo”. Parecida com licor, é consumida após as refeições. Quando puro tem aroma intenso de anis e sabor idem levemente doce e um pouco ácido, é uma bebida quente embora não se sinta o sabor do álcool só seu efeitos.
O arak em muitas regiões do mundo árabe muçulmano é proibido mas não deixou de ser consumido por isso. Sua graduação alcoólica é de 45,9%vol.

Dica, se você achou complicado fazer tudo, convide seus amigos e de uma passadinha no Folha de Uva …. simples 🙂
Neste fim de semana , estarei fazendo , a versão de 20 do Filme Atividade Paranormal, lembram daquele que o carinha filma a mulher dormindo ??
Por bem estarei dormindo no laboratório do Instituto do Sono, fazendo uma polissonografira sendo filmado a noite toda, para descobrir se tenho ou não movimento involuntário a noite … depois eu conto como foi experiência 🙂

10 comentários sobre “Um cardápio Árabe !

  1. Isso que você disse dos árabes também não terem uma boa visão de nós é verdade.Eles acham que NÓS é que somos fanáticos (por dinheiro), eles acham que NÓS é que somos primitivos (porque não seguimos os hábitos e costumes deles) e por aí vai.Não acho a cultura tão interessante assim, mas tenho que reconhecer que tem alguns pratos interessantes. Assim como também tem alguns homens de origem árabe que dão um bom caldo.rsrs

  2. Oi Mariposo, tudo bem?Menino, eu amo kibe assado, acabo sempre pecando kkkkkkkQue bom q gostou do poema. Então, em partes concordo com vc. Penso que independentemente se o contato é real ou virtual, as pessoas procuram sempre encontrarem no próximo o tipo ideal do qual idealizam. Isso é típico do ser humano. Mas fico feliz q vc tenha gostado do texto.Bjo menino

  3. Olá, tudo bem?Vim retribuir a sua visita, sempre que possível estarei aqui dando uma espiadinha no seu blog, eu amo comida árabe, bom demais, adorei as receitas.Tenho um vídeo novo no blog, menina limão em: SPA. Divirta-se!!!Obrigada por ter visto meus vídeos, fico muito feliz!!!eito críticas sim, pode deixar que vou tentar melhorar o áudio, obrigada.Ac Se vc puder repassa para seus amigos o que vc mais gostou, ou todos do jeito que vc quiser, vou ficar muito agradecida.Boa semana,fica com Deus,beijoswww.meninalimaoem.blogspost.com@limaomenina

  4. A marida é Síria e já tivemos a oportunidade de fazer uma viagem lá por aquelas bandas … por isto me identifico tanto com a cultura e a culinária árabe … diga-se de passagem q a minha sogra é especialista nesta cozinha … OMG … como como! … depois do comer um belo almoço q ela prepara eu ainda como de sobremesa o filho dela … kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkViagem programada para Sampa esta Semana foi cancelada … reprogramada para agosto se Deus quiser … daí quem sabe eu como o tabule dos Mariposos tb … ui … rs

Obrigado volte sempre :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s