Crotalária X Dengue … e agora ?

 

crotalaria

Crotalária – L. Nome vulgar: crotalária . O nome se refere ao som de chocalho das vagens secas, semelhante ao da cascavel (Crotalus sp.) Espécies: cerca de 550 espécies são conhecidas, muitas são herbáceas, anuais ou perenes, havendo espécies arbustivas. As flores geralmente são amarelas, às vezes estriadas com vermelho, dispostas em racemos vistosos.

Fonte : Embrapa

libelula-horz

Libélula (também conhecida por libelinha, em Portugal e lavadeira no Brasil) é um inseto alado pertencente à subordem Anisóptera. Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdômen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas náiades) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insetos mas também de girinos e peixes juvenis.No Brasil é conhecida também pelos nomes: papa-fumo, helicóptero, cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, corta-água, donzelinha, jacina, jacinta, lava-cu, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezague ou cabra-cega.

Fonte : Wikipédia

aedes_aegypti-horz

Aedes  aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egito”) é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito da dengue, é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, com ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer. O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicilio humano onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais, o que as concede características ácidas, que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio. As fêmeas para realizar hematofagia podem percorrer até 2500 m. É considerado vector de doenças graves como o dengue e a febre amarela e por isso mesmo o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.

Dai você me fala e eu com isso ….

Dai eu respondo , a crotalária, atrai a libélula, que são predadoras alimentam – se de insetos, mosquitos ( da dengue ) e moscas ….

Suas larvas , são são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insetos mas também de girinos e peixes juvenis.
Fala a verdade ficou empolgado … é plantar essa “florzinha” e adeus dengue 🙂
Também fiquei .. até começar este post e quando fazia a pesquisa sobre o tema , me deparei com a seguinte noticia :

Biólogo afirma que crotalária não tem eficácia no combate ao mosquito da dengue

Segundo ele, a planta não tem nenhuma eficácia no combate do mosquito, pois não atinge índices satisfatórios. De acordo com o especialista é uma ação mirabolante, que não traz resultados positivos.
A afirmação do biólogo tem como base estudos desenvolvidos que apontam que o uso da planta no combate ao mosquito Aedes aegypti tem uma eficiência muito baixa. “Os estudos que nós temos até o momento, nos indicam que o uso da planta crotalária não eficácia no combate a dengue, porque a dengue é uma doença que o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti, ele tem seu habitat principalmente urbano e a crotalária seria para atrair um predador, que no caso é a libélula. Mas esse predador não vem muito no ambiente urbano, então a eficiência seria muito baixa. Uma outra coisa é com relação às larvas do mosquito Aedes. Esse estudo também mostra que as larvas da libélula não predam preferencialmente as larvas do mosquito Aedes, uma vez que a libélula só põe seus ovos em grandes depósitos de água e o mosquito depende apenas de uma gotinha de água que pode ser numa tampinha de garrafa. Por isso, o resultado da utilização dessa planta é muito baixo”.
… ………….
E agora ????

6 comentários sobre “Crotalária X Dengue … e agora ?

  1. Oi, Sem Mariposo!Eu vim pedir uma xícara de açúcar…RsMentira, vim pra saber o motivo da fúria. O que foi que te fizeram?Ó, nunca vi um patinador do Carrefour cair mas uma vez, no Big, tinha uma moça em treinamento, uma loira com cara estranha e bundão. Tava com jeito de choro, tadinha, de tanto tombo que deveria ter levado e continuava lá, tentando se equilibrar. Eu, na fila do caixa, morria de rir de vê-la fugindo dos carrinhos…eheheheheBeijocas calmantes pra ti!;)

Obrigado volte sempre :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s